Semana Nacional do Orgânico

Começou, no último dia primeiro, a Semana Nacional do Orgânico, no Mercado Municipal de Curitiba, no setor de Orgânicos.
O evento, que tem uma conotação lúdica, pois o público principal são crianças de escolas públicas e particulares, mas que também está aberto a todos, conta com estandes, apresentação de teatro, aulas de culinária orgânica, contato com o cultivo orgânico e seminários.
De acordo com Nivaldo Vasconcellos, da Secretaria Municipal do Abastecimento de Curitiba, o evento foi instituído pelo MAPA( Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com o intuito de dar a oportunidade para todos conhecer o orgânico. “A ideia é trabalhar para que os consumidores compreendam sobre o sistema de produção, dos valores agregados aos produtos comercializados, a qualidade e para que tenham mais informações, enriquecendo assim, seus conhecimentos”, comenta.

Plantação Hidropônica

O principal objetivo é esclarecer possíveis dúvidas e promover o conhecimento, que tem base na sustentabilidade. “O evento é aberto ao público geral e para as escolas. Temos atividades de culinária, degustação dos produtos e ensinamentos sobre a fauna e a flora de nosso estado”, ressalta Nivaldo.
Em um dos estandes, os visitantes podem conversar e perguntar para os responsáveis sobre a produção orgânica, ver as diferenças entra ela e a convencional, podem ter conhecimento sobre o que são os agrotóxicos, venenos e adubos químicos. Acontece também uma demonstração breve de como plantar corretamente e as crianças podem levar uma muda para casa.

Tem um estande que apresenta os animais da fauna e da flora do Paraná. O objetivo é explicar sobre a preservação do meio ambiente.

Os visitantes ficam sabendo mais sobre os tipos de animais, que estão expostos. Estão todos empalhados, para explicar melhor. As crianças demonstram bastante interesse e fazem perguntas pertinentes ao tema. A ideia desta exposição é lembrar que não se deve usar venenos para o plantio, pois assim é possível preservar os animais e todas as plantas do local.
Os expositores procuram instigar a curiosidade das crianças, gerando perguntas e respostas, o que torna a apresentação mais animada. Eles finalizam lembrando a da importância do alimento orgânico para todas as espécies.

Outro estande que deixou as crianças curiosas foi o das minhocas, onde se fala da importância destes animais para o solo. As expositoras ensinam como plantar utilizando humos, tiram dúvidas e dão explicações aos visitantes.

Mas, certamente, o momento que mais divertiu as crianças foi a hora do teatro. A peça “Matita – uma aventura orgânica”, conta a história de um vovô e sua neta, que moram em uma fazenda onde tudo é orgânico. E, inesperadamente, recebem a visita de uma vaca, fugitiva da fazenda vizinha, que tem medo de seu dono, pois ele utiliza produtos químicos para alimentá-la. No decorrer da história, a neta, Camomila, uma criança cheia de ideias e alegria, descobre uma maneira diferente de conscientizar seu vizinho a não usar agrotóxico e tratar melhor a terra e os animais. Através de uma cartilha montada pela menina e seus colegas, o vaqueiro compreende a importância do tratamento correto da terra e dos animais.

A semana do orgânico vai até o próximo domingo, dia 05 de junho. A entrada, as palestras, o teatro e as aulas de culinária são gratuitas.

Deixe um comentário