Os benefícios físicos e mentais do Pa-kua

As oito modalidades existentes no Pa-kua visam trabalhar também as questões alimentares. De acordo com os ensinamentos, o objetivo é que o corpo receba a quantidade correta de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais, por meio da transformação na ingestão de alimentos. Comer na quantidade e qualidade que o corpo necessita, para manter sua própria harmonia e vitalidade em todas as suas atividades diárias. A filosofia visa ajudar o organismo diante de suas tarefas diárias, principalmente durante os períodos de doença ou desarmonias, e opta por realizar mudanças na nutrição, a fim de complementar o corpo com substâncias que poderiam ter se esgotado durante este período. É preferível optar por uma mudança natural e harmônica na alimentação, ao invés de ter que ingerir medicamentos ou ter que se submeter a métodos invasivos e agressivos para o nosso corpo.
A disciplina de alimentação dentro da Escola Pa-Kua é, ao mesmo tempo, simples e complexa e permite sua utilização para seguimento de uma dieta, podendo ser utilizada como uma dieta rígida ou para se usar como guia na incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis. A metodologia é clara e fácil de incorporar. A compreensão da alimentação dentro do conhecimento Pa-Kua não requer um conhecimento profundo da filosofia chinesa ou da anatomia humana.
O seminário de alimentação na Escola Pa-Kua pode ser estudado por qualquer pessoa sem importar se tem conhecimentos prévios, e para aqueles profissionais da saúde, é um seminário de sumo interesse.

E foi este, um dos motivos que levou o estudante de Ciências da Computação, Guilherme Heuer, a buscar os ensinamentos de Pa-Kua. Ele sempre gostou de artes marciais, mas não ia atrás, pois, como ele mesmo diz, tinha preguiça. Depois que seu irmão trouxe um panfleto que falava sobre a escola, prometeu ao mesmo que iria um dia em uma aula. “Eu me enrolei bastante. Até que a escola fez uma promoção e meu irmão comprou um mês de aulas e me deu, ai me vi obrigado a ir”, comenta.
Guilherme pesava 130 kg, sentia-se mal e, quando iniciou as atividades na escola, não conseguia correr mais do que três minutos. Quando mais novo, ele não tinha o hábito de praticar esportes, jogava futebol com os amigos, só para não ficar de fora. Mas, com o tempo cada um foi tendo mais atividades e deixando o esporte de lado, inclusive ele. “Depois disso eu engordei bastante. Eu tinha hábitos ‘bizarros’: dormia tarde, acordava tarde, comia porcarias – chegava em casa à noite e lá pelas 3h da manhã eu fritava batata frita e comia. Às 5h ia dormir. Eu estudava à tarde e à noite. Então eu ia almoçar lá pelas 17h e tinha aula às 19h”, ressalta.

Quando iniciou as aulas teve muito apoio do mestre e dos colegas. Melhorou os horários, passou a se alimentar melhor, mas nunca fez dieta. Guilherme destaca que nunca foi obrigado a mudar os hábitos alimentares, que foi uma consequência depois de iniciar o Pa-Kua. “Eu comecei a comer melhor por interesse meu e fui vendo que era bom. Com isso, eu percebi que fui melhorando o meu condicionamento físico. Antes eu não era capaz de correr 5 minutos, hoje dou aulas seguidas, pratico de 16 à 18h semanais”, explica.
Até o momento, Guilherme já perdeu 40 kg e pretende perder mais, entretanto, agora ele está ganhando massa muscular. Ele pratica o esporte há pouco mais de dois anos.

A escola tem uma ideologia de incentivo aos alunos a darem aula. “Depois que atingimos certo grau, os mestres passam a nos incentivar a ensinarmos também. É uma forma de aprender, treinar e disseminar a arte. Eu me interessei porque achei que seria interessante passar para outras pessoas o que aprendi, pois foi algo muito bom para mim e achei que seria importante para meu aprendizado. Entretanto, dar aulas é bem diferente de praticar, mas é uma experiência muito legal”, finaliza Guilherme.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s