A corrida como aliada na busca de uma vida saudável

Um par de tênis, short, camiseta, um top e um elástico (no caso das mulheres) para os cabelos. São esses os equipamentos que você precisa para uma corrida. Além da praticidade, é feito ao ar livre, emagrece e faz bem à saúde.
No caso do nosso corpo, fortalece a musculatura das pernas, resultando em coxas firmes e panturrilhas bem trabalhadas. A diferença é visível nos três primeiros meses. Porém, para aqueles que procuram massa muscular, o aumento, com a corrida, é mais discreto, não é igual a um treino de musculação. Mas, em contrapartida, queima gordura e a definição do corpo fica em evidência. Outra vantagem que esse esporte tem, é a garantia de uma boa disposição no seu dia a dia.

Essa é uma das atividades mais eficientes, pois quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pedem oxigênio, que funciona como catalisador e transforma a glicose em energia.Com a corrida a queima de calorias aumenta consideravelmente. Varia de acordo com o peso, altura, idade, sexo e com a disposição física de cada um. A média é de 500 calorias por hora, para uma pessoa com 70kg. E ao contrário do que muitos pensam, faz com que a vontade de comer diminua.

corrida

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Prevenção de Doenças

A principal característica desse esporte está na prevenção de doenças. Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário e mama, distúrbio do sono entre outras. Além de melhorar a auto-estima e exercitar a cabeça.

Qualquer local vira pista de corrida

Para quem não tem possibilidade de pagar uma academia e correr em uma esteira, pode praticar a corrida em qualquer parque ou rua, se transformam em campo de treinamento. Além de ter uma grande vantagem: a de não precisar abandonar a prática durante as viagens e nos fins de semana.

Uma opção segura, para poder praticar a corrida sem correr riscos é buscar orientação profissional, para não se machucar ou fazer um treino pesado logo de inicio, o que pode acarretar sérias lesões corporais.

Diferença de treino entre homens e mulheres

Segundo um estudo publicado pelo Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia, de São Paulo, com 7.731 corredores amadores, metade das mulheres que pratica corrida procura orientação profissional, número que cai para 33% entre os homens.

As mulheres são quase tão resistentes quanto aos homens: entre as entrevistadas, 33% disseram correr até 25 km por semana e 25% até 50km, contra 30% e 33% dos homens respectivamente. O número de lesões em decorrência da corrida em ambos os sexos é alto, em torno de 50% para ambos.

Fonte: bhservico.com.br/corrida; Caderno Saúde – Gazeta do Povo

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