Primeira Olimpíada da Juventude – Cingapura

No último dia 14 teve inicio, em Cingapura, as Olimpíadas da Juventude, sendo essa sua primeira edição. O objetivo é dar uma oportunidade a mais para que jovens talentos sigam o exemplo de esportistas consagrados, que já eram destaque desde a adolescência.

Cingapura 2010

Cingapura 2010

Dentre essas estrelas está o recordista de medalhas de ouro olímpicas, Michael Phelps, com 14 vitórias, que com apenas 15 anos já brilhava e chamava a atenção. Em 2000, nas Olimpíadas de Sydney chegou à final dos 200m borboleta. Nessa ocasião, o nadador ficou em quinto lugar, sem medalhas. Entretanto, no ano seguinte, ganhou seu primeiro título mundial entre os adultos, na mesma prova, em Fukuoka, no Japão. Em Atenas 2004, aos 19 anos, chegou como estrela nas Olimpíadas e levou para casa as seis primeiras medalhas de ouro olímpicas e, em 2008, em Pequim ganhou outras oito.
Outro grande destaque em Pequim foi Usain Bolt, que desde pequeno também surpreendia a todos. Nascido em 1986, aos 17 anos foi campeão mundial juvenil, em uma competição disputada no Canadá.
E, já que estamos falando de estrelas, é difícil não se lembrar de Nadia Camaneci, que encantou o mundo e ganhou três medalhas de ouro na ginástica em Montreal, 1976, aos 15 anos. Hoje, não seria possível ela competir, pois a idade mínima para disputar a ginástica artística é de 16 anos.
Dentre os brasileiros, não podemos deixar de mencionar Cesar Cielo, que ganhou destaque aos 17 anos, idade insuficiente para disputar as Olimpíadas da Juventude. Ele foi vice-campeão mundial no revezamento 4x100m livres, na competição em piscina curta, junto com a equipe brasileira. Aos 20, ganhou três medalhas de ouro no Pan do Rio, em 2007 e, aos 21, conquistou outro olímpico nos 50m livre.
Jovens no esporte antigamente
Quando mencionamos adolescentes no esporte brasileiro, rapidamente lembramos de Pelé, titular do Santos aos 15 anos, convocado para a seleção brasileira aos 16 e campeão do mundo aos 17, já chamado de “Rei do Futebol”.
Mas, ele não foi o único a ganhar destaque desde cedo no esporte.
A jogadora de basquete Magic Paula defendeu a seleção brasileira feminina de basquete com 14 anos, ao lado de Hortência, que na época tinha 17 anos. Em 1979, ambas participaram do Mundial da Coreia do Sul, Paula com 17 e Hortência com 20. Porém, o título mundial veio apenas em 1994, quando Paula tinha 32 e Hortência 35.
Também podemos dar destaque ao nadador Ricardo Prado, que nasceu em 1965 e foi campeão e recordista mundial dos 400m medley, aos 17 anos, em 1982, em Guayaquil, no Equador. Em 1984, com 19 anos, ficou com a medalha de prata, na mesma prova, nas Olimpíadas de Los Angeles.
Porém, na época, a carreira de nadador acabava cedo e Ricardo não conseguiu se manter como atleta de alto nível, não conseguiu se classificar para a Olimpíada de Seul, em 1988 e, aos 25 anos, estava aposentado.
Jogos da Juventude – Cingapura
No dia 26 de agosto, acontece o encerramento dos jogos. Durante doze dias atletas de todo o mundo puderam demonstrar suas habilidades, capacidade e preparação. As modalidades variaram desde o atletismo até a vela, passando pelos esportes aquáticos, tiro com arco, badminton (modalidade pouco conhecida no Brasil), handball, futebol, ginástica, esgrima, vôlei, basquete, entre outros.
O ginasta Arthur Mariano ficou em 4º lugar na final do salto, no dia 22. No mesmo dia a judoca Flávia Gomes ficou com a medalha de prata. O basquete feminino ficou em 6º lugar no dia 23, dia em que Thiago Silva ganhou prata no atletismo e Caio Cézar dos Santos conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil, nos jogos. No dia 24, no revezamento medley de atletismo, Caio conquistou sua segunda medalha de ouro. No mesmo dia, Felipe Almeida Wu ficou com a prata na pistola de ar 10m.
Hoje, dia 25, o time de handball feminino derrotou o Cazaquistão e ficou com o bronze. No box, David Lourenço conquistou o ouro.
O quadro de medalhas do Brasil não está repleto, porém, os jovens atletas deram o seu máximo e representaram muito bem nosso país.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s