Corrida da Medula Óssea

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude abriu, nesta segunda-feira (27), as inscrições para a primeira Corrida da Medula Óssea, que acontecerá no dia 4 de março. As inscrições deverão ser realizadas na sede da Secretaria, que fica na rua Desembargador Westphalen – n.º 1.566 – Rebouças, até o dia 2 de março das 8h30 às 18h. A taxa de inscrição tem custo de R$ 10,00.
Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de ações sociais promovidos pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar-PR). Os atletas deverão pagar a inscrição durante a retirada do kit de corrida, que acontecerá no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no sábado (3), das 10h às 15h, ou no domingo (4), das 7h30 às 8h30, no Parque Tanguá.

Divulgação

A primeira Corrida da Medula Óssea terá um percurso de 4,5 km, com a largada acontecendo no Parque Tanguá às 9h e chegada no Parque São Lourenço. Estarão abertas mil vagas para participar da prova, que contará com o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima como padrinho e terá entrega de premiação para os três primeiros colocados gerais nas categorias masculina e feminina.

  • Doação de Medula – A corrida contará com um posto de Cadastro Voluntário de Medula Óssea promovido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (LIGH), que recolherá amostra de 5 ml de sangue para tipagem genética. As amostras serão enviadas para um laboratório credenciado para exame de histocompatibilidade e os resultados serão enviados ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco de dados nacional.

A doação de medula óssea é considerada uma das maiores esperanças para pacientes com leucemia e outras doenças sanguíneas. A grande dificuldade encontrada na doação é a questão de compatibilidade, uma vez que a chance de encontrar uma medula compatível é de aproximadamente uma em cem mil, razão pela qual é de fundamental importância a ampliação do número de doadores. Uma vez registrado, os dados do doador serão cruzados constantemente com os de pacientes que necessitam de transplante. Caso aconteça compatibilidade, o doador será consultado para confirmar se deseja realizar a doação.

Fonte: Curitiba – Prefeitura da Cidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s