A importância dos exercícios na terceira idade

A prática de atividade física é importante em todas as idades, principalmente na terceira idade. Os idosos devem se exercitar para que possam ter uma velhice mais saudável. Conforme explica a professora de Educação Física, Isabel Martins, a atividade física promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, aumento da densidade óssea, melhora da utilização da glicose, aumento da capacidade aeróbia, melhora da força, flexibilidade e elasticidade. Como benefícios sociais, encontram-se o alívio da depressão, aumento da auto-confiança e da auto-estima. “Os exercícios mais indicados são aqueles de baixo impacto, como: hidroginástica, caminhadas, pilates, natação, alongamento, dança de salão e musculação. Toda atividade deve ser monitorada por profissionais da área”, completa.

Idosos sedentários podem apresentar inúmeras doenças, dentre elas, osteoporose (assim, aumentando o risco de quedas), aumento de doenças endócrinas, respiratórias e cardiovasculares, hipertensão, aumento da depressão e da ansiedade. Já a prática de atividade física promove muitos benefícios à saúde e, de acordo com Isabel, um dos principais é a proteção da capacidade funcional em todas as idades, principalmente nos idosos.
Alguns benefícios importantes são:

• Promove melhora na aptidão física;
• Melhora na sensibilidade a insulina, levando a um melhor controle glicêmico, prevenindo o diabetes;
• Aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas;
• Melhora na imunidade.

O envelhecimento é um processo normal e segundo a professora, alguns pesquisadores acreditam que um terço do processo do envelhecimento é dependente da hereditariedade e de outros fatores biológicos, enquanto dois terços são resultados das opções no estilo de vida. “Creio que se o idoso mantiver hábitos saudáveis, como por exemplo, atividade física regularmente e alimentação adequada ao longo da vida, consequentemente terá uma “velhice” melhor”, destaca.

Já é do conhecimento de todos que praticar exercícios traz muitos benefícios para a saúde física e mental tanto dos idosos, quanto dos mais jovens. No entanto, como explica Isabel, é fundamental que as pessoas, principalmente os idosos, tomem alguns cuidados antes de iniciar os exercícios, como:

• Realizar exercícios somente quando houver bem estar físico;
• Evitar fumo e uso de sedativos;
• Não se exercitar em jejum. Usar carboidratos antes da prática;
• Respeitar os limites pessoais, interrompendo se houver dor ou desconforto;
• Evitar extremos de temperatura e umidade;
• Iniciar a atividade lenta e gradativamente para permitir adaptação;
• Hidratação adequada antes, durante e após a atividade;
• Todos os idosos devem ser submetidos a avaliação médica periódica ou geriatra, finaliza.

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