A cidade de Curitiba terá duas representantes no Mundial de Patinação artística, que acontece entre os dias 1º e 13 de outubro na cidade de Auckland, na Nova Zelândia. Ariane Francez e Francys Zanon vão representar o Brasil na competição ao lado de outras sete atletas. A convocação das duas patinadoras aconteceu no final do mês de agosto, logo após o término do Campeonato Brasileiro. Os bons resultados das duas atletas nesta competição e também em outras que disputaram em 2012 (Copa da Alemanha e Campeonato Sul-Americano) as creditaram a irem para o Mundial.
Ariane tem 16 anos, e vai competir no Mundial na categoria Junior, que será disputada de 1º a 7 de outubro. Motivação para disputar a competição é o que não falta para a jovem patinadora. “Pra mim esta convocação significa o retorno de todo o esforço e determinação de mais de 5 anos dedicados a treinos e competições no Brasil e em outros países. Mesmo não tendo o retorno financeiro como em outros esportes, a patinação me trouxe disciplina, responsabilidade, determinação e muitos amigos. Posso dizer que esta convocação me trouxe uma mistura de grandes emoções. Quero fazer o meu melhor neste Mundial, fazer o que sei e treinei”, diz a atleta.
Já Francys é um pouco mais experiente. Com 24 anos, a patinadora divide a sua rotina de treinos com a carreira de arquiteta, e será uma das representantes brasileiras na categoria Sênior. “Representar o Brasil na competição mais importante da Patinação Artística me traz muito orgulho e felicidade. Ter conquistado essa vaga me deu muito mais motivação para treinar e me apresentar da melhor forma possível, independentemente de resultados. Mesmo a patinação não sendo um esporte muito reconhecido aqui no Brasil, chegamos a um campeonato importantíssimo a nível internacional. A ansiedade é grande para a viagem, pois além de ser do outro lado do mundo, na Nova Zelândia, patinar entre as melhores atletas do mundo é uma responsabilidade muito grande. A alegria é grande de chegar tão longe”, afirma a curitibana.
Ariane embarcou para a Nova Zelândia no dia 27 de setembro. Já Francys embarca hoje para o local do Mundial. A técnica das duas atletas, Fabiana Consentino, irá acompanha-las, além do técnico da Seleção Brasileira, Carlos Eduardo Paiva.
Fonte: GM Comunicação