Com o aumento da prática esportiva, aumentam o número de lesões relacionadas ao esporte. A lesão cirúrgica mais comum do esporte é a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
.
Um paradigma não resolvido da traumatologia esportiva é a relesão e a prevenção. A relesão acontece pelo fato dos procedimentos cirúrgicos terem evoluído, principalmente o da reconstrução do LCA. Parece contraditório mas é realidade. O paciente que sofreu um procedimento cirúrgico moderno, com micro acessos, e que tem pouca dor no pós-operatório, tem mais chance de ter uma relesão, que um paciente que foi submetido ao mesmo procedimento há 20 anos atrás, quando eram feitos grandes acessos cirúrgicos. Por quê?
.
Porque os pacientes que foram submetidos a cirurgias modernas voltam a jogar mais rápido e sem dor. Enquanto os atletas de duas décadas atras não voltavam a jogar, ou pelo menos, não no mesmo nível.
.
A resolução deste empasse é o investimento em programas preventivos de lesão esportiva. Esses programas começam a tomar corpo com campanhas da FIFA e do Comitê Olímpico para diminuir o número de lesões em atletas. Porém, ainda existe uma grande resistência, que vem da desinformação e dificuldade de encontrar investidores para estes programas em clubes. No âmbito de tratamento de pacientes de consultório a resistência vem pelo fato do paciente ter dificuldades de entender que estes exercícios são tão importantes quanto o procedimento a que ele foi submetido.
.
Para as lesões no futebol já existe um programa muito interessante chamado ‘The 11+’. É um programa de exercícios, recomendado pela FIFA para prevenção de lesões no futebol, que inclui a prevenção de lesões no joelho, em especial do LCA.
.
Acesse o site da FIFA e veja o programa ‘ The 11+ ‘ com fotos e vídeos. Este programa será atualizado com os novos estudos que estão sendo realizados, mas ele já aponta para uma nova direção: a medicina para saúde, e não para tratar lesões. Certamente este será o foco da traumatologia esportiva desta década.
.
Para acessar o programa ‘ The 11+’ clique aqui.