Os prazes da corrida de rua

A corrida de rua é um esporte muito praticado, por essa razão existem diversas competições para esta modalidade. As provas são divididas em circuitos de 5 km e 10 km.

Para começar a praticar este esporte basta a força de vontade e lembrar que, antes de fazer qualquer atividade física, é preciso consultar um médico, principalmente para quem tem algum problema de saúde ou quem tem mais de 40 anos.

São vários os motivos que fazem uma pessoa decidir a praticar, regularmente, um esporte. Normalmente, o principal deles, é quando se está acima do peso.

10 km da Maratona de Curitiba.

Mesmo com uma vida corrida, após uma madrugada inteira de plantão, o médico ortopedista Túlio Barros encontra disposição para praticar e falar sobre corrida de rua. Ele sempre gostou muito de esportes, principalmente atletismo, porém, depois de formado não conseguia mais encontrar tempo para praticar, ficou o espaço apenas para o futebol, uma vez na semana.

Entretanto, Túlio passou a sentir necessidade de cuidar mais da sua saúde. “Há dois anos eu estava 8 kg acima do meu peso, todos os meus exames deram alterados. Então sentir que estava na hora de tomar uma atitude, algo que desse um resultado rápido. Foi ai que encontrei a corrida de rua, passei a praticar regularmente, alternando os dias. Mas, no começo, não conseguia nem chegar a 1 km. Mas eu insisti, continuei praticando e, aos poucos, fui aumentando a minha resistência, até chegar aos 5 km e por fim, cheguei aos 10 km”, conta.

Praticante do esporte há um ano, Túlio conseguiu emagrecer 5 kg. Porém, além das corridas, passou por uma dieta controlada.

Mas, o que leva uma pessoa a optar pelas ruas, ao invés de uma academia, por exemplo? Túlio explica: “correr ao ar livre não limita a pessoa a um único lugar, é possível correr em um parque, nas ciclovias. Ou seja, você pode escolher onde quer se exercitar. Eu corro na linha verde, onde tem o espaço da ciclovia, o que não me coloca em risco de sofrer algum acidente e também por ser perto da minha casa”.

Corrida Adidas - 10 km

Todo esporte traz benefícios, a corrida de rua, em especial, melhora a condicionamento físico, muscular, pulmonar e cardiovascular. Além disso, ajuda na perda de peso e, principalmente, se torna uma forma de lazer, que ajuda a combater o stress.

Entretanto, por onde começar? “O primeiro passo para quem quer se tornar um corredor de rua é se inscrever em uma competição, pois é uma forma de motivação. Normalmente as inscrições são feitas um mês antes, assim o atleta pode começar a treinar 30 minutos, em dias alterados. No começo o ideal é caminhar e, aos poucos, conseguir o condicionamento para então, finalmente, começar a correr e alcançar a distância de uma prova, 5 ou 10 km”.

Túlio participou de 10 competições, uma a cada mês, no ano que passou. “Tem vezes que acontece de ter mais de uma prova no mesmo dia, ai é preciso escolher a melhor e participar”.

Os treinos do médico são três vezes na semana de 30 minutos a uma hora, dependendo da disponibilidade. “O ideal é uma corrida lenta e longa, para melhorar o condicionamento”. Porém, Túlio tem uma motivação especial, sua esposa e seu filho de doze anos costumam acompanhá-lo, o que, sem dúvidas, anima muito mais. “O bom é que a corrida se torna um hábito, então quando viajamos, sempre levamos o tênis. Isso nos proporciona conhecer lugares diferentes”, explica.

Túlio também deixa uma dica para quem nunca participou de uma competição: “é interessante participar, pois quando é feita a inscrição, o atleta ganha um kit com camiseta, barrinha de ceral ou isotônico. Mas, o que é realmente legal é antes de começar a corrida, que os participantes se reúnem, tem um professor que faz alongamento, toca música, enfim, é um ambiente muito animado, vale a pena participar”.

Complementação por Dr. Túlio Barros:

Para iniciantes:

Comece com uma caminhada de 15-20 min, e vai aumentando até 30-40min-3x/semana.
Depois de alguns dias , alterne 5 min. de caminhada com 1 min. de corrida leve .
A progressão deve ser gradativa e leve para não causar nenhuma lesão e desanimar o corredor.

Para quem corre os 5km e quer chegar aos 10km:
Tente treinar 3 x/semana . A cada treino aumente 500m ou 1 km .
Em 1 mes vc estará correndo 10km.

Para quem corre 10km e quer chegar a correr meia maratona:
Vai aumentando progressivamente 1 km por treino até chegar aos 16-17 km  .
Uma vez por semana (Sab ou Dom) faça um ”Longão”. Corrida de 18-20km bem lento (média de 6,5min./km)

A corrida deve ser prazeirosa e não uma obrigação .
Faça seu treino e não esqueça de alongar antes e depois .

”UM DIA NORMAL É QUANDO SAIO PARA TREINAR ,
UM DIA ESPECIAL É QUANDO INCENTIVO ALGUÉM A TAMBÉM CORRER ”

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