Esgrima: um esporte promissor no Brasil

A esgrima é praticada no mundo desde os primórdios. Antes, era utilizada como forma de defesa. Com o advento da pólvora, foi deixada em segundo plano pelos exércitos e tornou-se um dos esportes mais praticados na Europa, e nos países Asiáticos. É uma modalidade disputada desde os Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. No Brasil, foi introduzida como esporte nos tempos das missões francesas. Esgrimistas brasileiros já conquistaram medalhas em competições Sul Americanas, Panamericanas e Mundial.
O esporte é definido pelos grandes mestres como “A arte de servir-se da espada, do florete e do sabre”.
Assim como outras modalidades, a esgrima traz benefícios aos seus praticantes. Aumento da intensidade visual, auditiva e tátil, da resistência muscular, da força, da concentração, do equilíbrio, da autoconfiança e da auto-estima. Também ajuda no desenvolvimento do pensamento, da coordenação perfeita dos movimentos, do raciocínio e reflexos rápidos, fazendo com que o praticante aja em tempo curto; da destreza mental; da flexibilidade e da criatividade.
De acordo com o presidente da FEP e mestre d’armas, Giocondo Cabral, as regras da esgrima são simples. “O objetivo é tocar sem ser tocado. Isso vale para as três modalidades existentes dentro do esporte: florete, espada e sabre”, explica.

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Entretanto, cada uma delas tem suas peculiaridades, o que as diferem. Florete: os golpes só valem com a ponta e apenas n tronco. Leva este nome por causa da flor. É uma arma mais leve, pois antes era utilizada por mulheres. Espada: só valem os golpes de ponta e pode ser em todo o corpo. Lâmina triangular tem o copo (proteção) maior. Sabre: a ponta é diferente, corte contra corte e é praticada de lado. Vale da cintura para cima, até a cabeça.
Serve para as três armas: competição sobre pista, que possui 1,5 a 2m de largura e 14m de comprimento. “O esgrimista que sair da pista com os dois pés é considerado tocado, dando ponto para seu adversário”, destaca Giocondo.
Toda a competição é dividida em duas etapas. “A primeira é classificatória, as chaves ou puli, possuem de seis a sete atletas que jogam entre si. Dependendo da pontuação, são classificados. Vai até cinco pontos ou até 10 minutos. A fase classificatória vai até 15 pontos. O tempo é dividido em três de cinco minutos, com um minuto de intervalo, porém, os atletas não saem da pista. As provas são individuais e, quem perder, sai. Nas provas de equipe são três esgrimistas em cada time, lutam de dois em dois até que todos lutem entre si. A regra é a mesma, cinco pontos ou dez minutos. Ganha a equipe que chegar a 45 pontos ou quem estiver na frente”, ressalta Giocondo.
As três armas podem ser praticadas por homens e mulheres. “A esgrima é um esporte bem visto, principalmente porque é uma das poucas modalidades que possui tantas medalhas. São seis medalhas para atletas e quarto por equipe”, destaca o presidente da FEP.

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Além disto, não existem restrições quanto à idade. “Temos alunos de sete a 80 anos. Apenas usamos o bom senso, não colocamos um senhor de 80 anos para jogar com um jovem de 18”, fala Giocondo.
As categorias se dividem da seguinte forma: até 09 anos infantil; de 10 a 11 infantil; de 12 a 13 infantil. Quando os alunos se destacam, podem subir de categoria, por exemplo, um esgrimista de nove anos pode lutar com um de dez.
Pré-cadetes de 14 a 15 anos; cadetes até 17 anos; juvenil até 20 anos; adulto livre (todos podem participar).
“As competições no Brasil são: Torneio Nacional Infantil e Campeonato Brasileiro (classificatória para a seleção). As categorias pré-cadete, cadete e juvenil possuem uma única competição que é dividida em quatro torneios por ano mais o Campeonato Brasileiro. Atualmente, o esporte está ganhando mais espaço em nosso país, principalmente por termos medalhistas no Pan”, finaliza Giocondo.

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Esgrima: em esporte promissor no Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s