Campeonato Interestadual de Ginástica Rítmica

Aconteceu no último dia cinco, o Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, em Curitiba. O evento foi aberto para as categorias pré-infantil e infantil.
Por se tratar de uma competição de base, o objetivo era apenas de colocar em prática o que as jovens atletas vêm praticando. Ou seja, foi um campeonato interestadual para apresentar os novos talentos da GRD.
De acordo com a organizadora do evento, Vicélia Ângela Florenzano, o esporte necessita que as ginastas iniciem cedo sua carreira e, colocar em prática seu aprendizado, colabora para o desenvolvimento e para que elas comecem a sentir como é praticar um esporte de alto desempenho. “É uma atividade totalmente feminina, elas se encantam com tudo, principalmente com o fato de poderem se maquiar e com as roupas bordadas. É uma forma de incentivo, o que nos deixa contente em saber que ainda existem pais e crianças que se importam com o esporte, que se preocupam em ter uma vida saudável, longe de drogas e outros vícios”, ressalta Vicélia.

Muitas destas meninas não chegam a seguir carreira, mas gostam de praticar e desenvolvem o hábito de se preocupar com a qualidade de vida. “Qualquer esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. É um forte instrumento para a formação do futuro de nosso país. Junto com a prática de atividade física, vem a boa alimentação, ou seja, são dois problemas que podemos evitar: crianças que não comem bem e o contato com drogas, violência e criminalidade”, destaca a organizadora.
Outro ponto positivo é o trabalho desenvolvido com crianças carentes. “O trabalho social sempre é importante e quando ele envolve o esporte, é melhor ainda. É gratificante ver que muitos pais, apesar da pouca condição, buscam um caminho decente aos seus filhos, trazendo eles, sejam pra ginástica, para o futebol, enfim, qualquer esporte.

Campeonatos como este, que foi realizado, são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois elas começam a praticar e sentem a necessidade de mostrar aos pais e até a elas mesmas o seu desenvolvimento. “A competição foi destinada a apresentação aos pais e aos interessados pelo esporte. Há a entrega de medalhas, mas não é um evento classificatório, por exemplo. Mas, é daqui que técnicos e clubes vão descobrindo seus atletas que, futuramente, terão chances de representar o nosso país”, comenta Vicélia.
Este tipo de festival não possui número de atletas, entretanto, cada equipe deve ter no máximo cinco competidoras para representar o clube, mas nada impede que o clube, mediante suas condições, traga outras ginastas para se apresentarem. Os pontos destas, não somaram para a equipe.

Foram 12 municípios do Paraná que estiveram presente. Curitiba teve dois clubes participantes. “Este tipo de evento é importante, principalmente para crianças do interior. Isso porque estas meninas estão acostumadas com a vida mais tranqüila e, quando chegam aqui, ficam maravilhadas com o agito. Sem contar que despertam outros interesses nestas jovens, melhora a socialização e sempre acontecem novas amizades. Eu costumo dizer que a escola é o primeiro clube das crianças, pois elas aprendem a se comunicar melhor, trocar ideias e opiniões e, quando elas possuem um clube esportivo, esta socialização fica ainda melhor, pois elas descobrem sonhos e vontades em comum”, fala a organizadora.

De acordo com Vicélia, o ideal seria poder executar mais eventos deste tipo, mas a Federação Paranaense não possui recursos. “Nós não somos um clube e não temos sede. Os clubes é que arca com as despesas de seus atletas, nós não temos recursos para ajudar. Apenas conseguimos com a prefeitura uma data para realização de um evento que é patrocinado pela mesma. Nós, como Federação, não temos como oferecer nada além disto. A falta de patrocínio interfere muito nisto também. Se as grandes empresas colaborassem como esporte, seria mais fácil de realizarmos mais competições. A Federação paga as despesas de hospedagem, locomoção, alimentação da arbitragem e ainda paga uma taxa aos mesmos”, finaliza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s