O benefícios do street dance

O street dance é uma modalidade de dança que, por ser de um estilo popular, reúne alguns elementos da dança de rua e do hip hop. Segundo o professor de street dance e coreógrafo do grupo Street Extreme, Eládio Prados, essa dança traz vários benefícios para quem a pratica. Os principais são: desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo; estimula o trabalho das funções psicomotoras; desenvolve as sensibilidades musicais e rítmicas; previne deficiências físicas e posturais; facilita muito o convívio em grupo; desenvolve a criatividade e proporciona a aquisição de um corpo ágil, alongado e sadio. “Qualquer pessoa pode dançar este estilo, porém sempre respeitando as limitações de cada aluno. Por exemplo, para crianças pequenas (menores de seis anos) as atividades devem ser mais recreativas e menos técnicas, pois o corpo e as articulações da criança ainda estão em desenvolvimento e uma aula não adaptada poderia proporcionar problemas para um desenvolvimento sadio”, completa.

Os exercícios praticados nas aulas são muito particulares e varia de professor para professor. De acordo com Eládio, a linguagem das danças urbanas é muito ampla, sendo que cada professor pode seguir a linha que mais lhe agradar, podendo variar em aulas de movimentos livres ou aulas com os movimentos básicos já pré-existentes e no final da aula pode ser dado um alongamento com intenção de voltar à calma.
As pessoas que não gostam de musculação e preferem optar por outra forma de se exercitar podem praticar o street dance. “Partindo da visão da educação física, que diz que atividade física é qualquer atividade que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação, podemos considerar a dança como uma atividade física, que pode ser substituída pelos exercícios praticados numa academia, por exemplo”, destaca Eládio. Porém, conforme explica o professor, é importante ressaltar que alguns objetivos demoram mais para serem alcançados, tais como, hipertrofia e treinamentos de força.

O street dance é uma dança que exige muito e precisa ser praticada com conscientização. O melhor acompanhamento, segundo Eládio, é a atenção do professor para qualquer tipo de desconforto que o aluno possa ter durante a aula. “Cabe ao professor identificar a origem deste desconforto e indicar um acompanhamento médico. Para terceira idade é legal uma liberação do médico, porque essa dança é uma atividade que eleva consideravelmente o ritmo cardíaco e exige mais do corpo no aspecto geral”, conta.
Existem diferenças entre as aulas dos alunos que praticam a dança por lazer e para os que dançam profissionalmente. “A aula de lazer vai ter o objetivo de divertir o aluno sem se ater demasiadamente a detalhes de técnica. As coreografias são mais fáceis e não é exigida uma preparação física tão aprofundada quanto para competir. Para competir é necessário mais disciplina, trabalho apurado na parte física e técnica e muitas horas de ensaio”, explica Eládio.

Antes de eventos importantes, o professor conta que o grupo costuma trabalhar com periodização de treinamento, por exemplo, nos meses de fevereiro e março os treinos são mais focados na parte física e em abril e maio, na parte técnica. No entanto, durante todo o processo acontece a montagem das coreografias. “Próximo às competições damos uma lapidada na parte física e técnica e fazemos a “limpeza” de coreografias, que é o processo no qual trabalhamos a sincronia dos movimentos”, comenta.
O grupo Street Extreme é, atualmente, de competição e participa de grandes eventos por todo o país e, eventualmente, fora do Brasil também. “A última que participamos foi o festival de Dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo e vencemos na categoria solo sênior Masculino”, ressalta o professor. A próxima competição de grande relevância vai acontecer em julho de 2012, o Festival Internacional de Hip-hop.

Eládio Prados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s