Triathlon como esporte de condicionamento físico

As pessoas que decidem a praticar um esporte fazem isso com o objetivo de melhorar suas condições físicas e, principalmente, em busca de melhor qualidade de vida. Entretanto, é comum ver que, com o passar do tempo, boa parte delas fica tão entusiasmada, que começam a buscar novos desafios dentro da modalidade.

Foi exatamente o que aconteceu com o médico ortopedista, Ed Marcelo Zaninelli. Ele iniciou com corridas de cura e caminhadas e, ao ver que podia ir além, lançou novos desafios para ele mesmo, chegando até o Triathlon. “Quando a gente começa a praticar uma atividade física e sente que pode, aumenta a intensidade dos treinos. Há 10 anos comecei a correr e desde 2009 comecei a praticar o Triathlon. No início, meu objetivo era conseguir finalizar uma prova, depois passou a ser o aumento do meu desempenho, chegar sempre numa colocação melhor. Entretanto, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é médico e se tem pouco tempo”, comenta.

Desta forma, Ed Marcelo desenvolveu uma pratica diferente para treinar que vem trazendo bons resultados. “Para triatletas as praticas de exercícios são intensas, pois é preciso fazer duas modalidades no dia e, quem tem a vida corrida, nem sempre consegue. Então, decidi buscar uma alternativa, pratica indoor, ou seja, eu tenho esteira e bicicleta em casa, não é a mesma coisa, mas ajuda e muito nos meus treinos. Passei a praticar em casa e, a natação, ai sim, eu vou ao clube”, explica.

Além de conseguir praticar as atividades com mais facilidade, o médico também ressalta que é uma forma de estar mais próximo de sua família. “Eu sou casado e tenho dois filhos pequenos, um de três e outro de cinco anos, minha esposa me acompanha nas atividades dentro de casa e, enquanto praticamos, nossos filhos ficam junto brincando por perto. Na parte de trás de nossa casa montamos uma pequena academia onde tem espaço para que eles fiquem próximos de nós, sendo este um momento em família”, destaca.

Na época de férias, é o momento em que Ed Marcelo consegue intensificar seus treinos. “Recentemente tivemos a competição SESC Triathlon, em Caiobá, como foi em um período de férias, tive mais disponibilidade para treinar. Quando temos competições nos animamos mais para praticar. Foram dois meses de treino pesado. De quatro a cinco dias eu praticava natação e conseguia fazer duas atividades no dia”, comenta.

Com relação à alimentação, Ed Marcelo explica que quando se está treinando para uma competição os esforços são maiores o que, consequentemente faz os atletas melhorarem a alimentação. “Nós nos desgastamos muito, então é preciso ter uma boa refeição com carboidratos e frutas, que ajudam a recuperar mais rapidamente após um treino. E também é necessário evitar frituras, chocolates e tudo aquilo que não é considerado saudável”, relata.

Quem tem interesse em praticar Triathlon precisa, primeiramente, passar por uma avaliação médica e sempre treinar de forma progressiva, jamais tentar fazer tudo de uma vez. “É preciso começar caminhando e, ao final da caminhada, correr um minuto, por exemplo, e com o passar do tempo ir aumentando, sempre de forma consciente. Vai chegar uma hora que não será mais preciso caminhar, que será possível iniciar diretamente com a corrida. Já no caso do ciclismo é um pouco mais complicado, pois os perigos de assalto são uma realidade pelo fato das bicicletas serem caras. Também é perigoso com relação aos carros e caminhões que, se passam muito rápido, pelo fato da bicicleta ser leve, pode nos jogar para fora da pista o que também é bem perigoso. Já a natação é mais uma questão de hábito. É um esporte muito agradável de se praticar e é tranqüila. Basta se acostumar com ela”, finaliza o médico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s