Assessoramento esportivo é quesito importante para o sucesso de jovens atletas

Praticar esporte é um princípio básico e indispensável para se obter saúde. Entretanto, quando é possível ganhar dinheiro fazendo o esporte que gosta, é melhor ainda. Mas, para que a carreira de um atleta possa ter futuro e, principalmente, para que não se cometa erros irreversíveis, é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado em gestão esportiva.

Eros Mathoso, professor de educação física concursado da Prefeitura Municipal de Curitiba, que também atua com assessoria esportiva para atletas de futebol e é especialista na área da gestão do esporte, comenta que este é um processo complexo, principalmente quando se trata de jogadores de futebol, pois envolve muito dinheiro, o salário é alto e as negociações também. “Normalmente estes meninos começam muito cedo e a criança, juntamente com a família, buscam a melhoria financeira. O que acontece muito é pular etapas, não analisar corretamente as propostas e o que mais preocupa são as pessoas mal intencionadas que existem neste meio”, alerta.

Por esta razão, a base familiar é muito importante e também é preciso procurar um clube ou uma escola de futebol que também tenha uma boa estrutura, caso contrário, as dificuldades aumentarão.

Outro problema é o de lidar com o emocional destes meninos. “O percentual dos que chegarão ao profissional é muito baixo. Mas, a partir do momento que se consegue um espaço, o restante fica mais simples de se resolver. Ai, o esporte vira profissão e o mercado passa a procurar por ele e vive-versa. Porém, esta transição entre a formação e o profissionalismo do esporte é muito exigente. Muitos atletas ganham pouco e precisam de outra profissão para poderem tirar seu sustento. Nem todos conseguem grandes contratos”, ressalta Eros.

E é daí que vem a importância do assessoramento. Não só para esta, mas para muitas outras profissões. “É importante ter alguém que entenda muito bem da área para poder nortear o assessorado. E no futebol, isto é imprescindível. Como citado anteriormente, muitos são de classe baixa e sem estudo. Não têm condições de lidar com contratos, de entender clausulas entre outros assuntos. O assessoramento serve para indicar o melhor caminho, pois sem ele as possibilidades diminuem”, explica.

Porém, este não é um trabalho muito simples. “Existem dois pontos que devem ser ressaltados. O primeiro é em relação à competição. Este é um nicho competitivo, principalmente no quesito especulação financeira. É uma área que envolve muito dinheiro, então as propostas são muito altas, mas é preciso verificar a empresa que está contratando e uma série de outros fatores, antes de aceitar a proposta. A disputa de espaço com pessoas que tem dinheiro e podem contratar outras pessoas que entendam de assessoria, são nossos concorrentes diretos, ou seja, empresas com muito dinheiro brigando por espaço com pessoas autônomas, que trabalham por conta, como eu. E a segunda questão está na confiança do atleta. Quando não se tem dinheiro para atrair os jogadores, é preciso conquistar a confiança deles, passar para eles segurança e fazer um bom trabalho”, destaca Eros.

Em relação ao apoio, o assessor comenta que é muito realista com seus jogadores. “A competição é muito grande, mas sempre incentivo eles a seguir seus sonhos e correr atrás de seus objetivos, porém, os alerto que é preciso estar preparado para a possibilidade de não dar certo, estar preparado para os erros. Quem quer jogar não precisa de estimulo, já vem com isso dentro dele, mas uma das minhas maiores obrigações é alertá-los em relação à possibilidade de não conseguirem”, finaliza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s