Esporte, alimentação saudável e cuidados com o corpo são o segredo da qualidade de vida

Os dias corridos e os intermináveis compromissos que temos durante a semana, o mês e o ano, nos deixam, cada vez mais, afastados de uma boa qualidade de vida. Temos que dividir nosso tempo entre trabalho, família, necessidades pessoais e tudo isso deve se encaixar perfeitamente com o trânsito das grandes cidades, que nos fazem perder horas para nos deslocarmos de um lugar para o outro.
Mas, diferente do que pensamos e por mais difícil que pareça, muitas pessoas conseguem conciliar todos os compromissos e obrigações com atividades físicas e boa alimentação, o que contribuem, e muito, para uma vida mais saudável. É o que afirma o médico, especialista em cirurgia do joelho, Adriano Karpstein. “A vida saudável, independentemente de onde você mora, depende de repouso adequado, atividades físicas regulares, boa alimentação, atividades de lazer e trabalhar fazendo o que gosta”, destaca.

Mesmo com a correria que é o dia a dia de um médico, Adriano ressalta que é possível sim ter qualidade de vida e respeitar as necessidades de descanso e lazer que todos temos. “É uma questão de organização. Tenho duas manhãs e uma tarde inteira livre na minha semana, onde faço as minhas coisas particulares, estudo, passeio, etc. Nos outros horários me dedico ao consultório e a fazer cirurgias. Nunca fiz nem pretendo fazer plantões e não trabalho nos finais de semana, nem de noite. Apesar disso, tenho minhas agendas no consultório sempre lotadas de pacientes e faço muitas cirurgias. Conheço colegas que fazem plantão a noite toda, saem correndo do plantão de manhã para atenderem num lugar, atravessam a cidade correndo na hora do almoço (sem almoçar) para atender de tarde em outro lugar e ainda fazem cirurgia no final da tarde. Para esses colegas a vida de médico é uma verdadeira correria. Se você organizar bem seus horários, as coisas ficam bem mais fáceis e a vida muito mais prazerosa”, comenta Adriano.

Para pessoas que têm atividades exaustivas e que trabalham muitas horas por dia, para manter-se saudável, a dica é organização e dedicação a você mesmo. “Tenha bastante tempo para você. É só se organizar. Muitas vezes a atividade nem é tão exaustiva assim, mas a falta de organização com os horários e as coisas prioritárias faz com que a rotina fique estafante”, revela Adriano.

E no quesito alimentação, a ideia é buscar sempre alimentar-se bem, sem optar pelos pratos rápidos e calóricos. “Comer coisas saudáveis, fugir das porcarias (fast-food, refrigerantes e doces) e, principalmente, comer com calma, com tranquilidade. Comer sempre nas horas certas também é importante”, finaliza o médico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s