Corrida de orientação integra qualidade de vida e meio ambiente

Qualidade de vida e preservação do meio ambiente são duas das vantagens possíveis de se encontrar na Corrida de Orientação, que é uma atividade individual, onde o participante percorre campos desconhecidos e se orienta a partir de uma bússola e de um mapa, que é extremamente preciso, e segue uma regulamentação internacional.
O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Não há limite de idade, entretanto, há divisões por categorias, em três níveis: Homens e Damas; Por idade e Por nível de conhecimento técnico (N – novato; B – Difícil; A Muito Difícil; E – Elite).
A Corrida possui regras de fácil compreensão e em uma aula de iniciação, é possível vivenciar tudo o que o regulamento da prova apresenta. O objetivo é passar pelos pontos na ordem correta, o mais rápido possível, passar pelos pontos de controle, marcar o cartão recebido no início, e preservar a natureza.
A Corrida de Orientação surgiu nos países nórdicos, há mais de cem anos, com o objetivo de realizar uma atividade física ao ar livre e contribuir com a educação ambiental. Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na Orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil. Em 1984 foi realizado, em Curitiba, o XVII Campeonato Mundial Militar de Orientação que contribuiu para o desenvolvimento do desporto. Em 06 de julho de 1986, foi realizado o I Campeonato Metropolitano de Corrida de Orientação de Curitiba (CMOC), no Parque Barigüi, com a participação de 115 atletas. A competição repetiu-se até 1988.

Em 1999, foi criada a Confederação Brasileira de Orientação. Nos estados, foram criadas federações, como é o caso da Federação Paranaense de Orientação. Os atletas do Paraná participam das provas municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Em Curitiba, realiza-se, anualmente, o CMOC, que tem quatro etapas. As próximas serão em agosto e outubro. Há também as competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de Orientação, sempre realizado em três etapas, a última será em outubro.
Dentre os atletas do Paraná, está o engenheiro químico Rubens Queiroz, que pratica a modalidade desde 1998 e faz parte da equipe “Los Perdidos”. Seu interesse pela corrida aconteceu no Exército. “Foi na 5ª Cia Com Bld., no ano de 1998, no Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva, quando ocorreu um exercício de orientação diurna e noturna, ministrado pelo então Sargento Plínio. É um esporte da família gostei e participei com amigos, sem pretensão nenhuma de formar equipe apenas por lazer e contato com a natureza”, comenta.

A partir do momento que decidiu competir, Rubens percebeu que era preciso disciplina e que existem dificuldades. “Os treinos são realizados individualmente, porém, não temos um plano de treino coletivo. Tem que ter muita disciplina, pois faço corrida de Rua, de 10 km a 21 km e natação, para manter a forma. Mas, o mais difícil é a tomada de decisão, que deve ser feita na hora certa, de acordo com o mapa. Decidir o qual melhor caminho a percorrer e chegar ao objetivo, que assim como a vida tem muitos obstáculos”, ressalta Rubens.
O esporte é dividido em quatro modalidades: Orientação Pedestre, Orientação em Bicicleta, Orientação para Atletas Especiais e Orientação Equestre. Elas são classificadas em: competitiva, ambiental, pedagógica e turística.
Para aqueles que desejam conhecer o esporte, Rubens dá a dica: “Venham participar, pois é possível praticar a Orientação caminhando e em dupla. E se você gosta da a natureza é mais um motivo para experimentar e trazer a família”, finaliza o engenheiro.

Serviço:
XVIII Circuito Paranaense de Orientação (CiPO)- 4ª Etapa
Data: 07/08/2011
Horário: 08h30 às 15h
Local: Escola Agrícola Municipal Fazenda Potreiro, Mafra-SC
Inscrição: Os preços variam de R$25 a R$40
Contato: (47) 3642-1764 ou (47) 9124-6704
Para mais informações, acesse: http://orientaparana.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s