Kart: a porta de entrada do automobilismo

O sonho da maioria dos jovens que entraram para o automobilismo ainda crianças é ser piloto de Fórmula 1. Jonathan Louis dos Santos ou John Louis como é mais conhecido, tem 17 anos e começou a andar de kart aos seis anos de idade.

Praticava o kart indoor, que é uma atividade esportiva para qualquer pessoa que tenha interesse em se divertir.
“Ganhei um kart do meu pai quando tinha seis anos e comecei a treinar de verdade. Naquela época o auge do kartismo era em São Paulo, porque além de ser um esporte caro, era onde se podia formar um piloto. Resolvemos ir para lá em 2003”, explica John.
Grandes cidades como São Paulo são uma ótima forma de fazer contatos, por isso o piloto foi com os pais para a cidade tentar uma chance. “Seria o único ano, a única chance. São Paulo é uma vitrine de patrocinadores e conseguir visibilidade na cidade seria uma oportunidade de estender a carreira. Ganhei todos os campeonatos e fui campeão paulista. Nesse mesmo ano, uma fábrica de kart me contratou e assim as coisas começaram a ficar muito mais fáceis”, conta.

A sorte aliada à competência ajudou o atleta a conseguir boas oportunidades, até porque naquela época o kartismo era muito concorrido e competitivo. Em 2009 aconteceu a Seletiva de kart da Petrobras, que classifica os doze melhores pilotos de todos os campeonatos durante o ano e o campeão recebe um prêmio no valor de R$115 mil. “Só pude participar nesse ano, porque a idade mínima é de 15 anos. Consegui classificação e venci a Petrobras. A partir desta Seletiva entrei para a Fórmula Futuro”, destaca John.
A Fórmula Futuro é uma nova categoria do automobilismo brasileiro incentivada pelo piloto Felipe Massa. É destinada a pilotos originários do kart com o objetivo de proporcionar maiores experiências tanto nacionais como internacionais aos jovens.
“Estou no meu segundo ano de fórmula e ainda não tenho título. A última competição que participei foi em Belo Horizonte, no final de semana do dia 27 de agosto. Há algumas semanas aconteceu também em São Paulo, venci a corrida da Fórmula Futuro e me tornei líder do campeonato. Os treinos são durante a semana e as corridas são nos finais de semana: sexta e sábado ou sábado e domingo, depende da competição”, explica o piloto.

O jovem coleciona muitos títulos no kart. Faz dez anos que está no esporte, tem 36 títulos regionais e os nacionais de maior destaque são: Campeão Sul Brasileiro em 2003, 2004 e 2009, Capacete de Ouro pela Revista Racing (melhor piloto do ano) em 2003, 2009 e 2010, Campeonato Paulista em 2003, 2004 e 2010, Copa Brasil em 2007, Seletiva Petrobras em 2009, Brasileiro em 2009 e FIA American Awards (melhor piloto da América Latina) em 2009. “Esse é meu ultimo ano no kart, em 2012 talvez eu faça alguns campeonatos, mas é muito difícil conciliar as duas coisas. O kart é uma escola, se não treinar e não participar de campeonatos nos finais de semana, o desempenho não é mais o mesmo. Ele evolui diariamente e a concorrência é muito alta”, explica John.
O foco de todo piloto que chega nesse nível normalmente é buscar um lugar para correr na Fórmula 1, porém John Louis pensa diferente. “Fórmula 1 é um caminho muito difícil, todo piloto caminha para isso, mas se não der certo tem que ter outros projetos para não se tornar um atleta frustrado. Agora não penso muito nisso. Tenho que trabalhar e me dedicar pra ser um bom profissional, não somente para chegar na Formula 1”, finaliza.

Próxima competição da Fórmula Futuro vai acontecer em Curitiba nos dias 24 e 25 de setembro e será transmitida pelo canal fechado SporTV.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s