O segredo é não cansar a mente

As maratonas e ultra-maratonas vêm ganhando espaço cada vez maior, porém não é qualquer pessoa que enfrenta provas tão longas quanto essas.

O empresário João Sacks Prestes é ultra-maratonista e corre há 15 anos. “Já fiz provas em várias partes do mundo: Pólo Norte e Sul, Alasca, Patagônia, Oceania, entre muitos outros países e cidades”, conta.
A última competição que participou recentemente aconteceu dia 5 de junho em Brasília, 100 km em volta ao lago Paranoá. Nessa prova 2000 atletas se inscreveram e podiam fazer revezamento em duplas, quartetos, sextetos ou octetos. “Apenas 22 pessoas se inscreveram para a prova individual e eu fui uma delas. A largada foi às 5h30 com duração de 12 horas. Foi uma prova muito difícil, porque a umidade do ar estava em 8%, muito seco. Terminamos a prova em apenas oito corredores e eu concluí o trajeto em 11h45”, explica João.

De acordo com o empresário, essas ultra-maratonas têm um segredo para que o atleta não desista: não cansar mentalmente. “Já participei de corridas com -18º e nunca desisti, sempre completei as provas. Como tenho experiência não treino muito, meu objetivo nunca foi fazer mais rápido, porque não sou velocista. Quero apenas completar as provas e só corro por prazer”, destaca.
O ultra-maratonista faz pelo menos uma corrida por mês. A próxima competição vai acontecer nos dias 17 e 18 de setembro, a ultra-maratona 24 horas CEFAN, no Rio de Janeiro. “É uma prova bem estruturada. Se você quiser parar, pode parar. Tem massagista e dá para alternar corrida com caminhada”, explica João.

As provas não param e, conseqüentemente, o empresário também não. O atleta já tem programações para o mês de outubro, novembro e dezembro. Dia 02 de outubro, já está inscrito na Maratona de Santa Catarina e dia 20 de novembro, na Maratona de Curitiba. “Sempre prestigio as corridas que acontecem na cidade curitibana. Faço todas”, completa.
A corrida mais longa dos próximos meses vai acontecer nos EUA. Uma prova com duração de 24 horas, que vai acontecer em São Francisco, na Califórnia, embaixo da famosa ponte Golden Gate. “Começa às 10h do dia 31 de dezembro de 2011 e termina às 10h do dia 1 de janeiro de 2012”, conclui João.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s