Mais que um esporte, um estilo de vida

O esporte além de ser uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida, é também uma boa terapia, principalmente para aqueles que têm um ritmo de vida muito agitado. O professor de fisioterapia e triatleta, Leandro Karam, é um exemplo de que o esporte pode mudar radicalmente o estilo de vida de uma forma muito positiva. “Estava numa fase de vida um pouco complicada e resolvi mudar alguns padrões. Principalmente reduzir a carga de trabalho e encontrar algo que eu me estressasse menos”, complementa.
Para uma pessoa que sempre praticou algum tipo de esporte, voltar à ativa é muito mais fácil. O triatleta praticou natação dos cinco aos quinze anos de idade, teve um período de pausa até começar a freqüentar academia para se exercitar. “Um professor da academia me convidou para fazer aulas de corrida e tive uma boa evolução. Praticava aulas de spinning e tinha facilidade para nadar. E foi desse jeito que comecei a treinar, simples e rápido. Começar a brincar de triathlon foi fácil, mais complexo era encarar uma rotina séria de treinos”, conta Leandro.

A prática de atividade física é recomendada para toda e qualquer pessoa, devido aos vários pontos positivos que oferece à saúde do ser humano. O triatleta conta que com a rotina diária de exercícios, perdeu mais de 15 kg, tem uma rotina mais regrada e um padrão alimentar saudável. “Tudo tem um preço, mas a minha qualidade de vida é incomparável ao que tinha antes. Minha vida é muito mais equilibrada graças ao esporte, porque a minha rotina é baseada no esporte e nos treinos”, explica.
O triathlon é um esporte que está crescendo e o número de praticantes aumentando, porém, a exposição ainda é pequena. “Comecei criar paixão pelo que estava fazendo. O esporte que me escolheu, tudo aconteceu muito naturalmente. Não treino pra competir, quando comecei a ter prazer, comecei a levar o treino a sério”, destaca.
Um triatleta precisa dedicar boa parte do tempo para praticar as três modalidades: corrida, natação e bicicleta. “Treino natação quatro vezes por semana, pedalo três vezes por semana e corro quatro vezes por semana. Antes de grandes competições, como o Ironman, todo treino respeita uma periodização e uma dieta regulada”, explica Leandro.

Ironman é uma modalidade de triathlon de longas distâncias. Um evento que ocorre todo final de semana em algum lugar do mundo. No Brasil aconteceu duas vezes: o Ironman, em maio de 2011 e o Ironman 70.3, em agosto de 2011. A diferença é que o Ironman 70.3 é a metade da distância do Ironman, que consiste em é 3.800km nadando, 42km correndo, 180km pedalando. “Participei do Ironman 70.3, dia 27 de agosto em Santa Catarina. Foram 1.900km de natação, 90km de bicicleta e 21km de corrida. Fiz um planejamento para essa competição, porque nunca tinha competido prova de longa distância. Comecei em fevereiro uma periodização pra essa prova que só ia ocorrer em agosto para evitar riscos de lesões. Meu objetivo não era boa colocação, mas sim terminar a prova. O ambiente é muito tranqüilo, só é competição para aqueles atletas da elite, que buscam vaga para o mundial. É uma prova de superação pessoal”, explica o triatleta.

Todo atleta que participa de competições e tem a vida pautada pela modalidade escolhida precisa seguir dietas específicas e treinos controlados. Segundo Leandro, o padrão da dieta continua, teoricamente, o mesmo. Poucos dias antes da competição a alimentação fica mais regrada com menos gordura e rica em carboidrato. “A minha vida é em função do esporte, organizo meu dia em torno disso. Você tem que contar muito com a ajuda da sua família, da namorada (o) e dos amigos. A gente acaba contaminando as pessoas que estão em volta. Qualidade de vida é uma escolha e estar no esporte é uma opção”, finaliza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s