Jogadores de futebol e corredores de rua estão entre os atletas que mais procuram consultórios em caso de lesão

Atletas podem prevenir lesões decorrentes da prática intensa de exercícios físicos, garantem especialistas em medicina esportiva. Os ortopedistas do Hospital VITA Curitiba, Luis Antonio Bauer e Edilson Thiele, especialistas em joelho, explicam que a maioria das lesões é ocasionada por treinamentos não planejados. Assim, check-ups anuais, juntamente com o trabalho contínuo de uma equipe multidisciplinar – que incluiria a atuação de fisioterapeutas, preparadores físicos e nutricionistas – são fundamentais para evitá-las.

Bauer aponta que atletas têm períodos de alto rendimento e baixo risco para lesões, assim como o oposto, períodos de rendimento baixo e alto risco de lesões. “Com o acompanhamento clínico bem feito, é possível planejar o auge de rendimento para o momento certo ou manter um bom rendimento anual”, explica. “Esporte só é saúde quando fazemos com segurança e planejamento”, completa o médico.

Mais do que um bom treinamento – Além de bons profissionais, que orientem o atleta quanto à escolha de provas, boa alimentação e qualidade do sono, Bauer afirma que a genética também tem seu papel na condição física geral do atleta, uma vez que influencia o rendimento cardiorrespiratório, frouxidão ou rigidez articular e capacidade de recuperação – ou seja, na aptidão para o esporte pretendido. O especialista salienta que conhecer o próprio corpo e seus sinais é fundamental para não extrapolar os limites do que é considerado um bom treino e, assim, evitar lesões e demais sequelas.

Mais frequentes – Jogadores de futebol e corredores de rua estão entre os atletas que mais procuram consultórios em caso de lesão. O mais comum em jogadores é a lesão muscular, que perfaz de 40% a 50% das lesões em um time de futebol, seguido de lesões do tornozelo e joelho. Já os corredores de rua têm como principais queixas as tendinites, ou inflamações no tendão, e fraturas por insuficiência, que ocorrem em ossos enfraquecidos.

Fonte: Grupo Vita

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s