Os benefícios do vinho orgânico

O vinho é uma das bebidas mais sofisticadas e apreciadas no mundo inteiro. Além de seu prestígio por seu requinte, o vinho também tem efeitos terapêuticos, que há muito tempo é objeto de pesquisas. Países como Estados Unidos, França e Dinamarca, no início da década de 1990, divulgaram que, de acordo com trabalhos científicos, foi comprovada a importância do vinho para a saúde, desde que bebido com moderação. Ele pode atuar como fator preventivo de várias doenças tais como cardiopatias e derrames cerebrais, pode aumentar a longevidade e até agir como agente antimicrobiano. Uma das pesquisas mais importantes – conhecida como o “Paradoxo Francês” – foi conduzida por pesquisadores daquele país e extensamente divulgada em 1991, no programa de TV norte-americano “60 Minutes”, da CBS.
A pesquisa diz que os franceses – cuja dieta é rica em gorduras e a incidência de fumantes na população é alta – eram menos propensos a ataques cardíacos do que outros povos de países industrializados. Isto foi atribuído ao consumo regular de vinho, pois o álcool eleva os níveis de HDL (high density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade), conhecido como o “bom colesterol”, no sangue. A veiculação do estudo aumentou consideravelmente a venda de vinhos tintos no país.

A segunda grande pesquisa sobre o assunto, em 1995, destacou os efeitos do vinho em relação a outras bebidas alcoólicas: realizada com 13 mil pessoas durante 12 anos, por cientistas dinamarqueses do Copenhagen Heart Study, a pesquisa traz evidências de que as taxas de mortalidade são menores entre pessoas que bebem vinho do que nas que tomam cerveja ou destilados. A pesquisa também demonstrou que os efeitos benéficos do vinho se estendem àqueles que bebem até cinco taças (equivalente a uma garrafa) de vinho por dia, ou seja, elevou o patamar anteriormente considerado “moderado”.

Visando estes benefícios, foi criado o Clube do Vinho Orgânico, em Curitiba, que teve sua 15ª reunião no último dia 18. A diferença entre o vinho orgânico e o comum vai desde a plantação nos vinhedos, até a finalização do produto. De acordo com o secretário do clube, Marco Antônio Ferreira, os participantes prezam pela qualidade tanto do produto, quanto do produtor. “Os vinhos orgânicos não possuem agrotóxico nem nenhum tipo de veneno, em nenhuma parte do processo. A diferença está na concepção da vinha até o produto final. Com isso temos mais benefícios, ou seja, além do consumo saudável, de um produto que traz benefícios à saúde, nos preocupamos também com saúde do produtor e de sua família. Inicialmente havia todo um cuidado no preparo do vinho, na Itália, por exemplo, a concepção era do benefício para o produto, o produtor e sua família. Infelizmente, hoje, isso não é mais uma prioridade. Mas nós, do Clube do Vinho, estamos tentando resgatar isso. A preocupação com a saúde do produtor e de seus familiares”, explica.

O Clube do Vinho Orgânico surgiu a partir de uma ideia entre amigos. Antes se reuniam em dias aleatórios para saborear a bebida. Depois de algumas conversas, decidiram abrir o espaço para que outras pessoas também pudessem experimentar e ter este momento agradável, de troca de ideias, de opiniões etc. “Além da divulgação e do objetivo de saborear um bom vinho, temos como foco dividir conhecimento e cultura. Por exemplo, no ano passado, quando aconteceu o terremoto no Chile, decidimos tomar vinho chileno, por três meses. Desta forma estávamos ajudando, mesmo que um pouco, os produtores que perderam praticamente tudo. Revertemos a verba assim, compramos o vinho e eles recebiam o dinheiro para poder se reerguer”, comenta.

Outro intuito do clube é o de reunir a família. “Quando foi inaugurado, decidimos que teríamos sempre um acompanhamento, ou seja, seria um jantar e o vinho. É muito bom também porque nossos filhos, por menores que sejam, podem não tomar o vinho, mas estão em meio a conversas boas, ou seja, estão ouvindo pessoas inteligentes, com boas ideias e com boas intenções, o que de certa forma é um ensinamento para eles. Sem contar que praticamos o consumo de produtos saudáveis e eles aprendem isso também”, finaliza Marco.

Serviço:

O clube do vinho acontece toda terceira sexta-feira do mês

no Terra Verdi Café.


Fonte: O Mundo do Vinho

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s